“Era tudo que a gente precisava”, diz morador beneficiado com obras do Dia D Mais IDH

Antônio Veras, emocionado com entrega de poço em São João do Caru. (Foto: Divulgação)

“Era tudo que a gente precisava, um poço, sonhávamos há muito tempo com isso, é muita alegria”, afirmou, emocionado, Antônio Veras, morador do povoado de Jabuti, em São João do Caru, um dos municípios beneficiados com mutirão de obras durante ação do Dia D Mais IDH, promovido pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (14).

Foram inaugurados 4 sistemas de abastecimento de água (SSAA) em São João do Caru, Centro Novo e em São Raimundo do Doca Bezerra pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), que também entregou 10 kits de beleza do Programa Mais Renda em Água Doce do Maranhão. Também foram entregues mais 2 unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) nas cidades de Marajá do Sena e Jenipapo dos Vieiras.

Em São Raimundo do Doca Bezerra, Maria Amalia, 80 anos, umas das primeiras moradoras do povoado 3 Rios, agradeceu ao governador Flávio Dino pela esperada água saindo da torneira. “Essa dádiva vem de Deus e dos governantes, Deus dá inteligência e feliz do homem que trabalha com inteligência e que pode fazer obras como essa para os outros”. Foram inaugurados 2 sistemas de abastecimento de água no município, cada um com 2500 metros de rede e 200 metros de profundidade, beneficiando 1.200 pessoas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira Junior, informou que mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas com água potável em suas casas: “Água é vida e traz dignidade para as pessoas. Estamos executando o maior programa de abastecimento de água da zona rural da história do Maranhão, e por isso já contratamos 200 poços que estão sendo implantados em todo o estado”.

Entrega de kits de beleza do Programa Mais Renda. (Foto: Divulgação)

Mais Renda

Água Doce do Maranhão é um dos 13 municípios beneficiados com o Programa Mais Renda que já alcançou quase 2 mil microempreendedores. O município recebeu 10 kits de negócio na área da beleza, sendo 6 para cabeleireiro e 4 para manicure, composto por chapinhas, lavatórios, secadores, materiais para manicure e estufa para esterilização dos materiais.
Posteriormente, serão entregues os carrinhos adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, ou ainda tendas, fritadeiras ou chapa a gás, e equipamentos para salão de beleza, a depender da finalidade da venda e que ajudarão a potencializar as atividades a serem desenvolvidas.

A prefeita Thalita Dias afirmou que o programa “é um dos melhores que o Governo do Estado está executando, pois estimula o empreendedorismo justamente em um momento difícil para a economia do nosso país, estado e município”.

Inauguração de CRAS em Marajá do Sena. (Foto: Divulgação)

Centro de Referência em Assistência Social

O CRAS é a porta de entrada da assistência social, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços para fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial.

O Maranhão já recebeu 124 CRAS e CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – para melhor atender a população que mais precisa.

Gesselene Rodrigues, coordenadora dos CRAS de Jenipapo dos Vieiras, fala da importância do equipamento para o atendimento às crianças, adolescentes, idosos, gestantes e grupos familiares. “Com certeza, com essa estrutura física, material de informática, vamos conseguir melhorar nosso atendimento à todos os nosso grupos”.

Por meio desse equipamento as pessoas têm acesso a serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de receberem orientações sobre os benefícios assistenciais e inscrições no Cadastro Único para programas sociais dos governos federal e estadual.

Deixe uma resposta