SEIR leva ações estruturantes para Serrano do Maranhão

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial desenvolve em Serrano do Maranhão ações voltadas para as comunidades remanescentes de quilombos da ‘Rota de desenvolvimento quilombola do Rio das Almas’, ações estas que estão no âmbito do Programa Maranhão Quilombola.

A Rota do Rio das Almas se constitui em um conjunto de ações articuladas envolvendo diversas secretarias de Estado para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas daquele município. Trata-se de ações no campo da infraestrutura e qualidade de vida, acesso à terra, direito e cidadania, desenvolvimento local e inclusão produtiva.

As ações desenvolvidas naquela cidade, que tem a maior população negra do Brasil (94,8 % de negros e pardos) são: perfuração de povos artesianos; abertura e melhorias de estradas vicinais, antenas de wi-fi a serem instaladas em quilombos, implantação de cinco sistemas produtivos de um hectare de hortaliças irrigadas nas comunidades Mariano dos Campos, Santo Antônio e Boa Esperança II e construção de cinco Escolas Dignas nos quilombos Nazaré, Olho D’água e Boa Esperança.

A SEIR, em parceria com outras secretarias de governo, já desenvolveu seminários e oficinas com gestores municipais, lideranças políticas e quilombolas com a finalidade de fortalecer a gestão local da política de igualdade racial visando a implementação das políticas públicas voltadas para a população serranense.

Além dessas ações, a pasta comandada pelo secretário Gerson Pinheiro participa de várias ações desenvolvidas pelo governo do Estado em Serrano, como as ações do programa Mais IDH, Mais Asfalto, Caravana Governo de Todos, Carreta da Mulher, Escola Digna, atendimentos da Força Estadual de Saúde e desenvolveu oficinas de elaboração de projetos de PAA e PNAE, de fortalecimento do associativismo, de afro-empreendedorismo, palestras sobre doenças prevalentes e falciformes na população negra.

Deixe uma resposta